Aumentar o valor no corte
Por Jascha Leenhouwers, Diretor de Produto Global
Para os nossos clientes integrados, o valor de corte de uma carcaça baseia-se no rendimento das várias peças produzidas por essa carcaça e nos preços de venda dessas peças.
A Topigs Norsvin aumenta o valor das peças ao melhorar o rendimento das peças de maior valor. Por exemplo, para os integradores dos EUA, o bacon e o lombo são muito valiosos. No nosso macho terminal TN Duroc, que responde a estas tendências, concentramo-nos em aumentar a quantidade de barriga e costela. Assim, a utilização deste macho contribuirá para aumentar o valor final da carcaça.
Em 2021, implementámos a seleção de cortes nobres no nosso programa de seleção. Estes cortes incluem a pá, o lombo, o pernil e a barriga (incluindo as costelas).
A nossa aplicação única e inovadora de tomografia computorizada (TAC) é fundamental para esta estratégia de seleção. Todos os anos, milhares de jovens candidatos a varrasco são examinados ao vivo por tomografia computorizada nos nossos centros de testes no Canadá e na Noruega. Os milhões de imagens de TAC resultantes formam uma representação muito exata da composição da carcaça destes jovens varrascos. Com esta informação, podemos selecionar os varrascos com o maior valor de peças para contribuir para a próxima geração.
Para além de acrescentar valor económico, a utilização da tomografia computorizada em animais vivos para medir a composição da carcaça também contribui para uma forma mais sustentável de seleção. Já não é necessário abater animais para medir o seu valor de carcaça.