IBERDUROC – Versatilidade na Qualidade de Carne

O varrasco Iberduroc tem origem em Espanha para satisfazer as necessidades dos consumidores mais exigentes. Por isso, tornou-se o preferido na produção de porco cruzado ibérico, um produto com fortes raízes na cultura e gastronomia espanhola, conhecido em todo o mundo pelo seu famoso presunto ibérico. Para além disso, é um animal muito versátil uma vez que se pode facilmente adaptar a vários tipos de mercados nacionais.


O segmento de Iberduroc de qualidade, utilizado parao mercado de quem procura uma alta % infiltração de gordura, é muito apreciado por quem gosta e procura qualidade de carne, como nos diz Telma Santos da empresa DOM Casel: “Há já 4 anos decidimos alterar a genética na produção, para assim dar mais valor a todos os produtos da marca. Mais valor nutritivo, de sabor e textura, quer na transformação da carne, quer na sua venda ao cliente mais tradicional, como é o caso dos nossos clientes na empresa DOM Casel Talhos.

Para além disso, com a proximidade da Marca a alguns chefs de cozinha, é perceptível que mesmo estes já começam a valorizar e a acarinhar mais a carne de porco, seja em pratos gastronómicos tradicionais, seja na modernidade do seu empratamento”. Desde a sua criação, a seleção da linha Iberduroc centrou-
se na obtenção de produtos da mais alta qualidade, que se destacam pela sua cor e pelo seu elevado teor
de gordura intramuscular e marmoreio. Por isso, as características relacionadas com a qualidade da carne sempre desempenharam um papel importante no objetivo de melhoramento equilibrado do Iberduroc, onde também se destacam a robustez e a qualidade da carcaça.


Para além da vertente inicial deste produto, muito focada na qualidade de carne do porco gordo, surge uma outra, que ganhou destaque no mercado nacional: o leitão de assar. Como nos refere Joel Ferreira, da Agropecuária das Espinheiras: “É um leitão de assar versátil, resistente, com boa gordura, um leitão com um excelente resultado no final de assar”, Rui Ribeiro, da empresa Suinitejo, refere também que o leitão de Iberduroc “é o leitão que no final de assar fica com a pele mais estaladiça”, qualidade muito procurada neste tipo de mercado.

Em relação à sua produção na exploração, Andreia Ferreira, da empresa Agropecuária das Espinheiras, refere que este leitão “é um leitão com mais vitalidade e menos mortalidade que uma raça autóctone, é um leitão mais resistente com maior capacidade de ingestão, notando-se perfeitamente a diminuição de problemas sanitários”. Outra das características que confere ao Iberduroc o selo da versatilidade é o facto de este varrasco, dentro do segmento da qualidade de carne, originar um porco gordo com um excelente equilíbrio entre Rendimento, Ganho Médio Diário e Índice de Conversão. Este aspeto é tido em conta por Rui Ribeiro no seu ciclo de produção: “Sendo um varrasco com a versatilidade de poder satisfazer o mercado de leitão de assar e o mercado do leitão para engorda, com as oscilações que existem no mercado do leitão de assar e no mercado de leitão de 20 Kgs, há sempre possibilidade de, segundo o mercado, poder canalizar os leitões para um ou para outro destino”.

Rui Ribeiro aponta ainda que “este produto é muito procurado pelos nossos clientes de Espanha. No mercado de leitão de 20 kg não há diferença de valor relevante entre um leitão de Iberduroc e um leitão de Pietrain”.


Share this post: