Topigs Norsvin: Satisfazer as exigências do mercado global

Nos últimos anos, o sector suíno em Espanha tornou-se o segundo maior exportador do mundo e o primeiro na União Europeia. Este crescimento é sustentado pelo aumento das exportações para diferentes mercados, com particular importância para o mercado chinês. Isto criou grandes desafios aos nossos produtores que deverão ser capazes de responder às diferenças entre as exigências do mercado externo e o mercado interno tradicional.

Competir no mercado externo para países como a Espanha, com custos de produção significativamente mais elevados (o custo de produção é 33% mais elevado em Espanha do que nos principais produtores americanos), é um grande desafio e vai obrigar-nos a introduzir produtos diferenciados com maior valor acrescentado para serem competitivos.

Desta forma, uma parte crescente da produção deve ser direcionada para mercados “premium“, onde a qualidade do produto é valorizada acima de outros fatores. Compreender as exigências do mercado de mãos dadas com os industriais e os consumidores desempenhará um papel fundamental nos programas de melhoria de empresas genéticas como a Topigs Norsvin.

Um bom exemplo disso é o trabalho feito no programa de seleção das diferentes linhas macho da Topigs Norsvin, com o objetivo de reduzir a incidência de odor sexual nas carcaças, em resposta à tendência geral para eliminar a castração na produção de suínos. O aumento do peso de testagem na seleção dos machos para permitir atingir mais peso de carcaça numa idade semelhante, impulsionado pela necessidade de otimizar a capacidade do matadouro.

De acordo com esta filosofia, a Topigs Norsvin trabalha há anos no uso de tecnologias como a Tomografia Computorizada no seu programa de melhoria genética. Esta ferramenta ajuda a uma seleção mais específica dos nossos animais e ajustá-los às diferentes necessidades com base na avaliação atual das peças nobres nos diferentes mercados com o objetivo de chegar ao maior valor de carcaça. Indústrias, produtores e empresas de genética trabalham em conjunto maximizando o rendimento e a qualidade dos produtos para satisfazer as necessidades do mercado.

Partilhe este post:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email