Lançamento do selo ANPSTAND sobre boas práticas em inseminação artificial de suínos em Espanha

O Grupo de Trabalho da ANPSTAND apresentou no dia 14 de julho de 2021 uma acreditação baseada no cumprimento dos requisitos estabelecidos na nova Norma De Qualidade Seminal para Centros de Inseminação Artificial Porcina, que contempla acordos sobre condições mínimas de instalação e gestão animal, e descreve as melhores práticas disponíveis em termos de biossegurança, bem-estar animal, saúde e higiene e ambiente.

O selo que nasceu em julho é o resultado do trabalho conjunto e coordenado de técnicos de parceiros da ANPS que, deixando de lado a sua concorrência lógica de mercado, uniram esforços para definir as bases fundamentais que definem uma dose de inseminação artificial nos suínos, e as melhores práticas nos centros de inseminação em Espanha.

Para obter o selo ANPSTAND, os centros de inseminação devem obter o certificado de conformidade de uma auditoria externa, a realizar por um organismo de certificação independente. As auditorias comprovam o cumprimento dos requisitos estabelecidos na Norma, que vão além do que está estabelecido por lei, e são aprovados pela Sub-Direção-Geral dos Meios de Produção Pecuária do Ministério da Agricultura.

O selo de qualidade inclui um Protocolo ambiental, com o qual o setor antecipa as exigências ambientais, que todas as explorações terão de cumprir até 2023. O principal objetivo é verificar se os centros estão em conformidade com a adequada gestão dos resíduos, a utilização adequada de antibióticos e um sistema de gestão ambiental que otimize a utilização dos recursos naturais.

Testes, Protocolos e Manuais

O trabalho da GO ANPSTAND deu origem a protocolos, manuais de ação, como o Guia de estratégias inovadoras para a melhoria da biossegurança nos centros de inseminação de suínos, e outros documentos que podem ser consultados em https://anpstand.es/documentacion/. No total, foram desenvolvidos 10 protocolos: gestão animal, biossegurança, bem-estar animal, saúde e higiene, recolha de sémen, processamento ejaculado, conservação e distribuição de doses, controlo de qualidade e rastreabilidade de dados e protocolo ambiental.

ANPSTAND

É um Grupo Operacional liderado pela AIM Ibérica (Topigs Norsvin Espanha), CIAP 5 Villas, Gepork, Semen Cardona, Cobadú, e a Asociación Nacional del Porcino Seleto (ANPS), em colaboração com a Universidade de Múrcia, INIA, ANPROGAPOR, Magapor, Minitübe Ibérica, Humeco e Kubus, que integra também todos os centros de inseminação representados na ANPS. O seu objetivo é definir e implementar um padrão de qualidade seminal para centros de inseminação de suínos em Espanha, e inclui estudos, testes, protocolos e manuais de ação que permitirão continuar a liderar a produção de suínos espanhóis em todo o mundo.

https://aimiberica.com/proyecto-anpstand

Partilhe este post: