A TN70 é a melhor mãe

PESQUISA DINAMARQUESA:

A TN70 É A MELHOR MÃE

A TN70 da Topigs Norsvin tem capacidades maternais melhores do que a porca DanAvl LY. Produz o mesmo número de leitões desmamados por ninhada com menos recursos. Este é o resultado de um estudo independente realizado pela Universidade Dinamarquesa de Aarhus que vem provar os pontos fortes da TN70 da Topigs Norsvin, tal como se tem observado em muitas explorações de todo o mundo.

Os leitões nascidos da TN70 são, em média, 264 gramas mais pesados ao nascimento, o que os torna mais fortes e menos vulneráveis à hipotermia. Além disso, as TN70 têm tetos suficientes para alimentar as suas ninhadas e por isso os leitões tem uma maior chance de sobreviver e desenvolver-se adequadamente. Tudo isto resulta num maior peso ao desmame. A diferença de peso foi de 1,2 Kg ou 8%, fator este apresenta uma influência positiva sobre o desempenho na fase de acabamento. Uma vez que este estudo foi realizado no exterior, a idade dos leitões ao desmame foi de pelo menos 7 semanas.

Graças às suas capacidades maternais superiores, a TN70 consegue criar todos os leitões que produz. Com isto, são necessários menos recursos e maneio de leitões, o que leva à redução de custos, uma maior eficiência de trabalho e à melhoria do bem-estar animal.

A Topigs Norsvin foi a primeira empresa de reprodução a implementar a seleção por sobrevivência dos leitões no seu programa de reprodução. O nosso objetivo é obter uma reprodutora que consiga criar sozinha o maior numero de leitões de alta qualidade.

link:

https://topigsnorsvin.com/news/danish-research-tn70-sow-is-the-better-mother/

Partilhe este post:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email