Auditorias a matadouros para controlar a qualidade do produto

Por Caroline Mitchell, especialista em carne.

O facto mais simples é que, se não houver um consumidor, não há razão para produzir porcos. A segunda coisa a ter em conta é que o consumidor é a única fase da cadeia de abastecimento que traz dinheiro para a indústria, tudo o resto são euros que circulam pela cadeia de abastecimento.


Por conseguinte, é extremamente importante para a sobrevivência da indústria de produção de carne de porco que produzamos algo que o consumidor queira comer e queira voltar a comprar depois de comer. Como líder mundial em genética de suínos, a Topigs Norsvin está consciente de que a importância da contribuição da genética continua para além do portão da exploração.


Por este motivo, o grupo de Qualidade da Carne e Carcaça da Topigs Norsvin oferece “auditorias” a matadouros e transformadores em todo o mundo, onde podemos avaliar toda a cadeia, desde a exploração agrícola até à mesa, e ver o desempenho da nossa genética tanto a nível local como nos mercados globais.

Podemos também utilizar o vasto conhecimento, adquirido através de anos de experiência a trabalhar em diferentes mercados, para sugerir soluções aos nossos parceiros, de modo a garantir que eles possam atingir todo o potencial genético dos nossos produtos. Por exemplo, nos últimos meses, a nossa equipa ajudou com soluções para a depilação da carcaça, otimização do perfil de refrigeração e novos produtos para ajudar na utilização da carcaça.

A construção de relações fortes entre a Topigs Norsvin e a indústria da carne permite a troca de conhecimentos para que os animais destinados ao abate apresentem um resultado optimizado. O conhecimento adquirido serve como feedback necessário para garantir que a conceção do programa de melhoramento da Topigs Norsvin responde às necessidades do mercado.

Partilhe este post: