Topigs Norsvin Espanha aumenta a sua multiplicação em parceria com a Agrorozas

“Continuar na dianteira da produção, tanto em eficiência como em biossegurança e bem-estar, produzindo a melhor mãe do mundo, é agora o meu objetivo”, Pablo Esperón, proprietário da exploração Agrorozas localizada em Poio (Pontevedra).

A Agrorozas, é uma empresa dedicada à produção de suínos há mais de 40 anos. O casal Sindo e Aurea iniciaram a produção de suínos em 1980 com 20 porcas em ciclo fechado crescendo até 70 em 2005. A partir desse momento o seu filho Pablo dá continuidade ao negócio aumentando para 250 em ciclo fechado, levando esta exploração a níveis produtivos muito elevados.

Com mais de 13 leitões desmamados por ninhada e uma mortalidade no parto inferior a 10%, a exploração destacou-se entre as melhores de Espanha no ano 2020, com genética TN70.

“Na visita à exploração, o peso e uniformidade dos leitões com as mães impressiona, sem a ajuda de suplementos lácteos. A gestão da exploração com limpeza e higiene em todas as fases é apanágio da equipa da exploração. As suas instalações e know-how estão na vanguarda da produção de suínos”, Lorena de la Hera, Técnica da Topigs Norsvin.

Com Pablo Esperón à frente da exploração em 2016, foram realizadas obras para subir o censo produtivo para 600 porcas e aumentar os lugares de recria, neste ano investiu também num novo estabulo de Wean to Finish (8 kgs até abate).

De esquerda para a direita: Eduardo, José, Iría, Sindo e Pablo

Topigs Norsvin: Tem uma exploração de alta produção.  O que existe de especial na dinâmica da exploração??

Pablo Esperón: Na nossa exploração libertamos as porcas após a cobrição, diretamente para o parque de gestação antes do terceiro dia pós-inseminação. Desta forma, os dados produtivos são mantidos e o bem-estar dos animais é melhorado. Também trabalhamos em bandas de 3 semanas, otimizando assim tanto o trabalho como os recursos humanos da exploração e permitindo o correto vazio sanitário de todos os sectores.

TN: Para além da dinâmica da exploração, há alguma preocupação que queira mencionar?

P.E.: A biossegurança e a limpeza minuciosa são pontos de controlo críticos no nosso trabalho.

TN: Quais são as chaves principais para o seu sucesso profissional?

P.E.: Trabalho árduo, vocação e dedicação. Para mim, o trabalho na exploração e o equipamento são a base fundamental para alcançar o sucesso e eu tenho o melhor.

Gostaria de mencionar os meus pais, sem eles nada disto teria sido possível.

TN: Qual é o estado de saúde da quinta?

P.E.: Oficialmente Indemne de Aujeszky e livre de doenças graves, para além de PRRS, mycoplasma hyopneumoniae, disenteria hemorrágica, sarna, rinite atrofiada etc…

TN: Qual é a influência das TN70 nos seus resultados?

P.E.: É total, desde que começámos a trabalhar com elas em 2016 corresponderam a todas as minhas expectativas. Estou muito satisfeito. Assisti a um aumento do número de nascidos vivos e desmamados, sem esquecer a sua elevada capacidade leiteira e a produção de leitões fortes e vigorosos. É um prazer participar neste novo projeto para a produção de TN70 para o mercado nacional.

TN: Qual é o futuro da exploração?

P.E.: A produção de TN70 para o mercado e expandir os locais de gestação para aumentar o censo da exploração tanto quanto possível.

Pablo Esperón na sua maternidade

A Topigs Norsvin está empenhada numa produção associada a profissionais altamente qualificados, sejam eles grandes multiplicadores ou pequenos suinicultores independentes.

Esta exploração iniciou a produção de mães TN70 em fevereiro de 2021, com base na introdução de avós a partir do núcleo genético TN -Odarpi (localizado em Burgos). O elevado profissionalismo de Pablo e da sua equipa associados a uma excelente localização da exploração e um alto nível sanitário, fazem desta exploração uma multiplicadora de Topigs Norsvin, onde será seguido um rigoroso programa de controlo sanitário supervisionado por Francisco Colino, Diretor de Produção da Topigs Norsvin Espanha.

A presença local de Topigs Norsvin torna-a a primeira escolha quando se trata de criar parcerias duradouras na produção de suínos. Orgulhamo-nos de poder trabalhar em conjunto com os nossos clientes e parceiros, pois são os pilares fundamentais para o melhoramento genético, para além da biossegurança, da sustentabilidade e do bem-estar animal.

Profissionalismo é a base em que Topigs Norsvin se baseia no desenvolvimento de um excelente produto.

De esquerda para a direita: Javier Corchero, Diretor Geral da Topigs Norsvin Espanha e Pablo Esperón, Gerente de Agrorozas

Partilhe este post:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email