Os conselhos de Júlia Linck para melhorar os resultados da fertilidade

Julia Linck Moroni é especialista em reprodução dos Serviços Técnicos Globais da AIM. Esta equipa é responsável por prestar apoio técnico em termos de reprodução, tanto em machos como em fêmeas, em todo o mundo.

A fertilidade é um dos elementos-chave na eficiência de uma exploração. No entanto, não é fácil de gerir devido à grande variedade de fatores que podem influenciá-la. A compreensão e o respeito de princípios básico de gestão podem contribuir para melhorar a produtividade das explorações. Quando se trata de fertilidade, cada detalhe conta.

Os conselhos de Júlia para melhorar a fertilidade:

  1. A criação das futuras reprodutoras é o primeiro passo crucial a ter em conta. É necessário investir tempo num estímulo adequado da puberdade e respeitar os objetivos mínimos de idade e peso à primeira inseminação.
  2. A gestão da alimentação e da condição corporal deve ser otimizada ao longo da vida da porca, uma vez que tem uma influência direta no estado metabólico da porca, desenvolvimento folicular, qualidade do oócito e sobrevivência do embrião.
  3. Estimule as porcas com pelo menos dois varrascos de despiste e, de preferência, duas vezes por dia. Esta gestão não só permite identificar as porcas durante o cio, como também estimula o desenvolvimento folicular e, finalmente, a ovulação.
  4. Identifique o momento ideal para a inseminação. Os melhores resultados são obtidos quando a inseminação está perto do tempo de ovulação.
  5. Controlar a temperatura das doses é fundamental. As alterações de temperatura durante o armazenamento e o manuseamento devem ser evitadas. Durante a inseminação, preste atenção à higiene, proporcionando estímulos adequados e tempo necessário para uma inseminação adequada.

Partilhe este post: