O caminho da Topigs Norsvin durante mais de 25 anos…
por Jenelle Dunkelberger, Geneticista
A seleção para uma maior tolerância ambiental é um aspeto crítico do programa genético da Topigs Norsvin. Uma característica como a resistência à doença não pode ser medido diretamente nos animais dos nossos núcleos, dado que são explorações de alta sanidade, livres de todas as principais doenças de produção.
Como solução, a Topigs Norsvin recolhe dados sobre porcos criados em condições comerciais. Posteriormente, as relações genómicas são utilizadas para prever o mérito genético dos candidatos à seleção para estas características, que não são possíveis de medir nos próprios animais. Esta estrutura de registo de dados comerciais rotineiros tem sido um aspeto fundamental do programa genético Topigs Norsvin há mais de 25 anos.


Os desenvolvimentos mais recentes que visam facilitar a seleção de porcos mais robustos incluem a “resistência ao PRRS” e “mortalidade do desmame ao abate” como novos parâmetros de seleção genética. Estamos, também, a investigar formas de usar imagens de TAC para selecionar o tamanho e estrutura desejados de vários ossos e órgãos.
A abordagem equilibrada de Topigs Norsvin resulta em porcos com maior força natural, em comparação com porcos de outras genéticas. Esta estrutura, combinada com as recentes atualizações de metas de seleção destinadas a melhorar a resiliência a doenças e outros desafios, aumenta ainda mais a vantagem intrínseca da robustez.