TN Duroc IMF de Topigs Norsvin a ciência ao serviço da carne

O mercado espanhol é caracterizado por uma segmentação clara com produtos muito diferenciados. Entre esses segmentos destacam-se aqueles orientados a atender as necessidades do consumidor mais exigente que exige produtos da mais alta qualidade e que procura uma experiência diferente ao consumir carne. Anos atrás, a Topigs Norsvin decidiu fazer um firme compromisso com o desenvolvimento de uma linha Duroc claramente orientada para a mais alta qualidade da carne que poderia atender às necessidades do mercado de Espanha. Embora os objetivos da linha e sua direção sejam decididos a partir de Espanha, este tem todo o suporte técnico, tecnológico e experiência da Topigs Norsvin.

A principal particularidade desta linha Duroc é dada pela decisão tomada, há uma década, para dar maior peso às características de qualidade da carne e de carcaça dentro dos objetivos da seleção da linha, muito superior aos encontrados em qualquer outra linha macho. Isso permitiu que o TN Duroc IMF da Topigs Norsvin evolui-se e se torna-se o macho que fornece a melhor infiltração de gordura intramuscular sendo a opção favorita dos produtores que procuram a máxima qualidade de carne.

Atualmente, esta linha é desenvolvida em duas explorações de núcleo de alta sanidade localizadas em áreas de baixa densidade para garantir o máximo de biossegurança. Aí  testam-se mais de 2000 animais por ano, incluindo a medição ultrassonográfica da profundidade lombo, gordura dorsal e percentagem de infiltração de gordura. Além disso, os animais passam por um protocolo de seleção exaustivo, que também estão incluídos nos índices de seleção, onde diferentes aspectos da conformação, aprumos e unhas são avaliados e pontuados.

Qualidade de carne comprovada em laboratório

A estimativa ultra-sônica é uma ferramenta útil, mas não o suficiente para avaliar com precisão os nossos animais e alcançar a máxima fiabilidade no cálculo dos valores genéticos. Portanto, além da avaliação na exploração, todos os anos, 500 animais são submetidos ao protocolo de dissecção no matadouro em que a pesagem individual das diferentes partes nobres é realizada , medindo a cobertura de gordura do presunto, bem como a coleta de amostras de carne para posterior análise. A cor da carne e o marmoreio são avaliados pelo nosso painel de especialistas, e as amostras de carne são analisadas usando a tecnologia NIRS (Espectroscopia de infravermelho próximo) para determinar as percentagens de humidade e de gordura intramuscular da amostra.  Também determinamos o perfil de ácidos gordos da amostra para avaliar a qualidade nutricional de nossa carne, a fim de alcançar uma carne que , além de saborosa,  seja mais saudável.

Genómica ao serviço da qualidade

A todos os animais nascidos nos nossos núcleos são retiradas amostras ao nascimento por brincos que retiram uma pequena amostra de tecido, identificado com a tatuagem do animal e que pode subsequentemente ser usado para a extração e análise do seu DNA.

A informação genômica permite-nos desenvolver uma matriz de parentesco mais precisa, e isso permite utilizar as informações recolhidas nos protocolos de teste e dissecção, de forma mais rigorosa, contribuindo assim para aumentar significativamente a fiabilidade na estimativa de valores genéticos e aceleração do progresso genético (30-40% de progresso adicional).

A análise genómica também é utilizada para a identificação de QTLs, alterações nos segmentos do genoma que podem estar associados a fenótipos de interesse, como um aumento na percentagem de ácido oleico presente na gordura.

Todos os animais que fazem parte da população do núcleo genético têm informações genómicas na estimativa de seus valores genéticos.

Resultados TN Duroc IMF

Todo o esforço, dedicação dos funcionários e recursos da Topigs Norsvin na linha Duroc IMF, reflete-se nos resultados que, ano após ano, recolhemos dos nossos animais. Assim, em amostras analisadas para a qualidade da carne no último ano, mais de 80%, os animais apresentaram mais de 4% de GIM (mais de 40% acima de 6%).

O nível de detalhe nas informações disponíveis dos nossos machos permite-nos segmentar a população em diferentes categorias (Ibérico, Gordo, Eficiente) para tentar selecionar aqueles que melhor se adequam às necessidades de cada produtor.

Na Topigs Norsvin, gostamos de carne e, portanto, colocamos todo o nosso conhecimento e experiência para alcançar um produto que atenda às necessidades dos consumidores que, como nós, valorizam a carne de qualidade.

Partilhe este post:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email