Em 2013, a Topigs Norsvin desenvolveu o conceito de Eficiência Alimentar Total. Com base nos dados analisados desde então, temos visto uma melhoria, em média, de 1% na Eficiência Alimentar Total por ano. Assim, uma unidade de produção, que inclui porcas, leitões e finalizadores, reduz a alimentação necessária para a mesma quantidade de carne de porco em 1% ao ano com base no progresso genético alcançado.
Em números práticos, uma redução de 1% significa cerca de 4 kg de ração por porco comercializado por ano. Isso significa uns impressionantes 36kg por porco comercializado desde o início da abordagem total de eficiência alimentar em 2013! Ou para uma exploração de circuito fechado com 1000 porcas, significa 900 toneladas de ração poupadas nos últimos 9 anos.
À medida que o progresso genético acelera, ainda mais alimento será poupado nos próximos anos.
Essa redução no uso de alimentos tem um impacto significativo nos recursos mundiais. Menos terras agrícolas são necessárias para produzir os alimentos. As emissões de CO2 durante o transporte e a produção de alimentos são reduzidas, levando a uma menor pegada de carbono. E, claro, reduz os custos de alimentação na sua exploração.


Explicação da Eficiência Alimentar Total
Durante muitos anos, a Topigs Norsvin trabalhou com a “Total Feed Efficiency” como o recurso de eficiência mais importante. Eficiência alimentar total é o consumo total de ração de uma exploração dividida pelo peso vivo total dos porcos colocados no mercado de abate (ver figura). É um dos indicadores mais importantes de eficiência em relação ao uso de ração de uma exploração.
A eficiência alimentar total não consiste apenas em reduzir o índice de conversão alimentar. Leva em conta todo o ciclo de produção, o que significa reduzir perdas ao longo do ciclo também. A menor mortalidade dos animais contribui para uma melhor eficiência alimentar total. Da mesma forma, uma produção sem complicações causadas por problemas de saúde ou problemas de ingestão de ração, também melhora a eficiência alimentar total.

