Os 5 elementos-chave da Biossegurança

Mitch Christensen é médico veterinário e lidera a equipa global de serviços veterinários da Topigs Norsvin. A equipa é responsável pela construção do programa de biossegurança para os nossos núcleos globais, multiplicadores e Centros de Inseminação Artificial. A biossegurança e a prevenção da entrada de uma nova doença são fundamentais para o sucesso de qualquer exploração de suínos.

Os principais elementos de biossegurança de acordo com Mitch:

  1. Crie uma cultura de biossegurança com os funcionários da exploração. A biossegurança deve estar muito presente 365 dias por ano, e ter lembretes regulares da sua importância é uma grande ajuda. A revisão dos principais aspetos da biossegurança deve fazer parte da rotina habitual e garantir que todos os funcionários recebam a formação adequada. Ajude a equipa a entender a importância discutindo o impacto que uma falha na saúde teria na exploração, não só na produtividade, mas também economicamente.
  2. Lembre-se dos riscos externos de biossegurança que afetam a exploração, como o transporte e o fornecimento de ração. Avaliações periódicas de biossegurança do fornecedor de transporte e da fábrica de ração devem ser incluídas no seu programa de biossegurança.
  3. Faça investimentos que ajudem a facilitar o cumprimento de procedimentos de biossegurança. Por exemplo, crie uma entrada para a exploração com um banco sólido que marca uma clara separação entre zona limpa e suja. Lembre-se de fornecer aos funcionários espaço para pendurar casacos, deixar sapatos e permitir espaço suficiente para assentos. Mantenha os chuveiros limpos e forneça à sua equipa o gel de banho e o shampoo que eles preferem usar.
  4. Agende, anualmente, uma revisão focada e completa de todos os processos de biossegurança. Não espere que um problema de saúde ocorra antes de concluir uma avaliação abrangente da biossegurança.
  5. Construa o máximo de barreiras preventivas de biossegurança no seu programa. Tenha várias medidas de segurança em vigor em caso de falha de algum no momento de um processo. Por exemplo, em fornecimentos que chegam à exploração, remova a embalagem externa e armazene por um período de tempo numa sala de entrada de suprimentos seco e quente, e finalmente limpe com lenços humedecidos antes de introduzir na exploração. Desta forma, cria três barreiras de proteção no caso de uma caixa contaminada chegar à sua exploração.

Partilhe este post: