por Chris Opschoor, Responsável pelos Serviços Globais de Nutrição


O sector suinícola está a enfrentar tempos difíceis. O aumento do custo das rações é talvez o maior desafio de todos. A seca nas regiões de produção em 2021, as condições meteorológicas perturbadoras este ano e a guerra na Ucrânia tiveram um grande impacto nos custos das rações.
Isto significa que a eficiência alimentar é mais importante que nunca!
A eficiência alimentar tem uma longa história na genética da Topigs Norsvin. E graças à nossa abordagem de selecção equilibrada, é alcançada uma elevada eficiência alimentar total ao longo de todo o ciclo de produção. A nossa abordagem não está apenas orientada para o índice de conversão alimentar. Também minimizamos as perdas, selecionando porcos robustos que tenham um bom desempenho sob todos os desafios.
Uma boa gestão da alimentação é a base para uma produção eficiente de carne de porco. Tanto a alimentação como a estratégia de alimentação devem satisfazer as necessidades diárias dos animais. Isto assegura que os porcos utilizam o seu potencial máximo e que nenhum nutriente é desperdiçado. A subalimentação e a sobrealimentação devem ser evitadas para maximizar o desempenho e poupar custos.


A eficiência da alimentação pode ser melhorada concentrando-se em dois factores principais.
Investir mais na alimentação de precisão. Isto permite que os animais sejam mais bem alimentados de acordo com as suas necessidades.
- As dietas devem ser (mais) adaptadas às necessidades dos animais para alcançar um desempenho otimizado. As necessidades diárias tanto na produção das porcas como na engorda estão relacionadas com o desenvolvimento e com o peso corporal. Estes objetivos devem ser considerados e apoiarão um programa claro em termos de dietas e curvas de alimentação corretas.
- As dietas ajustadas às necessidades dos animais irão apoiar um desempenho otimizado e influenciar positivamente uma maior sobrevivência, uma vez que também contribuem para uma melhor saúde (intestinal) e porcos mais fortes. Melhor saúde significa também menos antibióticos, melhor desempenho global e menos mão-de-obra.
Contacte o seu especialista local em nutrição Topigs Norsvin ou gestor técnico sobre como alimentar a sua genética Topigs Norsvin para obter os melhores resultados.
São exemplos de subalimentação:
- Os porcos jovens mudam demasiado cedo para as dietas de acabamento. Isto irá afetar o ganho de peso (eficiente) e levar a uma conversão alimentar menos eficiente.
- Porcas novas que não obtêm nutrientes suficientes durante a recria. Isto irá reduzir o ganho diário e afetar a longevidade e a produtividade.
São exemplos de sobrealimentação:
- Finalizadores que recebem dietas demasiado ricas. Demasiados nutrientes levam a um aumento da deposição de gordura na fase de acabamento. Os custos de alimentação irão aumentar e a produção pode diminuir.
- As porcas que recebem demasiada ração podem ter problemas de saúde e taxas de substituição mais elevadas. Tudo isto irá aumentar os custos de alimentação por leitão desmamado.
Os especialistas de Topigs Norsvin
A genética de Topigs Norsvin oferece o melhor potencial para uma elevada eficiência alimentar. Dietas equilibradas em termos de energia e proteínas são essenciais para assegurar que este potencial genético seja expresso ao máximo. Deve estar ciente das necessidades diárias do seu sistema de produção para evitar o fornecimento excessivo ou insuficiente de nutrientes. Os especialistas em nutrição da Topigs Norsvin apoiam os nossos clientes com conhecimentos, por exemplo, manuais de alimentação feitos à medida para cada linha genética.