

Iris van den Broek é gestora do programa de reprodução do Departamento de Serviços Técnicos Globais da Topigs Norsvin, responsável pela implementação, controlo e monitorização das atividades do programa de reprodução em todo o mundo. Para além disso, também fornecem recomendações e sugestões para melhorar os nossos programas de melhoria.
Existem muitos fatores que podem afetar a eficiência do trabalho nas explorações de reprodutoras. Esses fatores podem abranger múltiplos aspetos, desde a escolha da genética certa e um bom nível de biossegurança até um maneio correto da alimentação e criação ou fazer uso das novas tecnologias disponíveis.
Conselhos para melhorar a eficiência do trabalho nas explorações de reprodutoras.
- Um dos fatores mais importantes para maior eficiência do trabalho na exploração é o estado de saúde dos animais. Com bons protocolos de biossegurança e elevado estado sanitário, é possível minimizar infeções, o que significa que pode economizar tempo em tratamentos.
- O maneio de recria e a exposição adequada ao varrasco podem influenciar o cio das reprodutoras. Seguindo as recomendações, é possível gastar menos tempo em inseminação, uma vez que o cio pode ser controlado e detetado com mais facilidade.
- O maneio alimentar durante a gestação, bem como durante a lactação, pode ter uma influência considerável na qualidade do oócito, desenvolvimento embrionário e qualidade de leitões. Portanto, um bom maneio alimentar nas explorações de reprodutoras resulta em leitões mais pesados e vitais, que se desenvolverão melhor mais tarde e precisarão de menos trabalho durante a fase de engorda.
- Ao escolher a genética certa, é possível reduzir bastante o trabalho. Usando porcas que são capazes de criar seus próprios leitões sem a necessidade de muito cuidado extra, podemos economizar muito o trabalho. A porca TN70 tem tetos suficientes para todos os seus leitões e, também, é capaz de produzir muito leite. Isso reduz a necessidade de fazer transferências de leitões para porcas adotivas ou uso de leite artificial.
- A eficiência na execução de tarefas pode ser melhorada através do uso de novas tecnologias, como brincos eletrónicos, códigos QR e o uso de dispositivos portáteis. Tudo isso permite acelerar o processo de entrada de dados no programa de gestão e também reduz a incidência de erros cuja resolução também consome tempo.