Innova Canada, a nova exploração núcleo da Topigs Norsvin em Manitoba, Canadá, tem um sistema de alojamento que permite que as porcas sejam mantidas soltas durante a lactação. Arjan Neerhof, Director Genético, explica a escolha do parto livre na entrevista que se segue.
Innova Canada é a última expansão da estrutura núcleo da Topigs Norsvin e será a localização principal para a linha-Z, uma das linhas de base para a porca TN70. Este é o maior investimento na história da Topigs Norsvin e permitirá um maior progresso genético e uma seleção da linha de atuação de acordo com as necessidades da futura legislação de bem-estar animal. O novo núcleo irá trabalhar com alojamento em grupo durante a gestação, mas também com sistemas de parto livre em lactação.


Porquê este sistema de reprodutoras em liberdade durante a lactação?
Arjan Neerhof: “Seguimos de perto as exigências da sociedade e da legislação, e em muitas partes do mundo vemos um maior enfoque no bem-estar animal. O alojamento em grupo durante a gestação tem sido obrigatório durante anos na Europa. Num futuro próximo, tornar-se-á também obrigatório em muitos outros países de todo o mundo”.
Todos os sistemas de maternidades livres seguem na mesma direção. Tem sido um sistema obrigatório na Noruega durante anos e observamos que outros países na Europa estão a seguir na mesma direção. A nossa expectativa é que os sistemas de produção amigos do bem-estar animal se tornem cada vez mais importantes em todo o mundo.
Sendo a empresa genética mais inovadora com a responsabilidade social como um dos seus valores fundamentais, a Topigs Norsvin sente-se obrigada a estar à frente de tais desenvolvimentos. Com os conhecimentos e experiência adquiridos nas nossas próprias explorações podemos ajudar os nossos clientes que queiram adotar este sistema de habitação no futuro.
Contudo, a principal razão da nossa decisão é que selecionamos animais que devem satisfazer as necessidades futuras dos nossos clientes e dos seus mercados. Por conseguinte, temos de olhar para o futuro e antecipar o facto de que os sistemas em regime de liberdade se tornarão muito mais prevalecentes no futuro. Innova Canada é um investimento de 20 anos e este é o horizonte com o qual temos de trabalhar.
Qual é o efeito dos sistemas de maternidades livres no progresso genético?
“Os caracteres mais influenciados são os relacionados com o comportamento materno das porcas, a sobrevivência dos leitões e o comportamento da porca em relação aos técnicos. Além disso, as patas e a estrutura das porcas serão mais importantes para assegurar uma longa vida produtiva. A variabilidade entre porcas para estas características tornar-se-á mais visível, o que tornará possível selecionar melhor as porcas e obter maior evolução genética.
Isto é obviamente benéfico para os clientes que trabalham com o sistema de maternidades livres, mas também para todos os outros clientes. Já vimos isto com a nossa linha Landrace na Noruega. Esta linha foi selecionada em sistemas de maternidade livre e todos os clientes TN70 beneficiam desta experiência”.
Acha que a sobrevivência dos leitões será menor com sistemas de maternidade livre?
“Isso é algo que seria de esperar. Mas nem sempre é necessariamente este o caso. Na Noruega, a sobrevivência dos leitões em sistemas de maternidade livre aumentou durante os últimos anos. Vemo-lo no nosso núcleo e nos nossos clientes que trabalham com a linha TN70. Hoje em dia, já é igual ou até superior ao alcançado noutros mercados com sistemas convencionais de gestação em celas. A razão disto é o resultado de uma combinação do nosso programa de seleção e de uma gestão adequada. Vamos utilizar a experiência adquirida na Noruega e noutros países e utilizá-la no Innova Canada. Uma das primeiras coisas que faremos é experimentar períodos curtos de confinamento de 1 ou mais dias em torno do tempo de parto. Isto irá certamente ajudar a melhorar a sobrevivência dos leitões. Mas será de facto emocionante e teremos de aprender através da prática”.
Não é um grande risco investir num sistema que ainda está em desenvolvimento?
“Certamente, os sistemas de maternidade livre estão ainda em desenvolvimento. Temos passado muito tempo a rever todos os sistemas disponíveis e a consultar os principais peritos nesta área. Tivemos também em conta as recomendações dos nossos clientes. Tudo isto contribuiu para o nosso conhecimento, o que significa que não estamos a dar passos falsos. É o caminho a seguir, e no futuro, muitos dos nossos clientes terão de fazer o mesmo.
Sistemas de alojamento no Innova Canada
No Innova Canada, o Sistema Pro Dromi Liberté será utilizado durante o período de gestação. Este sistema permite alojar as porcas em regime livre com os seus leitões, mas também confiná-las durante o parto. Os leitões terão acesso a um ninho com microclima adequado e piso aquecido.
Durante a gestação, as porcas estarão em pequenos grupos de 26 porcas. A alimentação será feita com dispensadores individuais em semi-caixas.