COMO SENSIBILIZAR OS TRABALHADORES PARA A BIOSSEGURANÇA

Heloiza Irtes faz parte do Global Veterinary Service (GVS) responsável pela América do Sul. O grupo GVS tem especialistas em gestão de sanidade e biossegurança de suínos e ajuda a Topigs Norsvin a produzir animais com um elevado estado de sanidade. A equipa é responsável pela criação do programa de biossegurança para o nosso núcleo global, multiplicadores e centros de IA. A biossegurança e a prevenção da introdução de uma nova doença são fundamentais para o sucesso de qualquer exploração suinícola.

Conselhos da Heloiza para sensibilizar os trabalhadores para a biossegurança:

1.           A biossegurança deve fazer parte da cultura da empresa: Todos na empresa devem compreender a importância da biossegurança. Isto é, desde o topo da pirâmide, direção da empresa até à sua base, trabalhadores da exploração. A biossegurança deve estar enraizada na cultura da empresa e deve estar sempre presente.

2.           Ouvir as pessoas. As pessoas na exploração são responsáveis pelo sucesso quotidiano da biossegurança. Escute-as para compreender as dificuldades envolvidas, até que ponto os procedimentos da exploração são compreendidos e até que ponto as pessoas se sentem responsáveis pelo processo. Estas conversas revelarão frequentemente uma série de falhas

3.           Explicar porquê: Ninguém gosta de receber ordens sem saber o objectivo. A formação e as explicações às pessoas na exploração são importantes para que todos compreendam a razão dos procedimentos de biossegurança, o que está em risco e como evitar incidentes.

4.           Manter a simplicidade. Os procedimentos e manuais de biossegurança devem ser claros e objectivos. Por exemplo, coloque as informações em tópicos. Não separe os procedimentos de produção dos procedimentos de biossegurança. Incluir sempre os procedimentos de biossegurança na formação do pessoal. Utilize cores e figuras para descrever os procedimentos. Os vídeos explicativos também são óptimas ferramentas.

5.           Auditoria: As auditorias são bem-vindas para garantir que os procedimentos são seguidos e para identificar oportunidades de melhoria. Realize auditorias de observação para verificar estes pontos. As auditorias também são óptimas para monitorizar o progresso da exploração, uma vez que fornecem números para acompanhar o progresso. Finalmente, as auditorias podem ser utilizadas para reconhecer e recompensar os esforços das pessoas.

Partilhe este post: