A quantidade de antibióticos presentes numa dose é pequena, mas obrigatória e não negligenciável. A legislação europeia exige adição de antibióticos ao diluidor do sémen suíno antes da sua aplicação de inseminação artificial para o comércio intracomunitário. Isto significa que entre 1 e 6 toneladas de antibióticos são aplicados anualmente através de inseminação artificial.
Em 2014, iniciou-se em Espanha uma iniciativa para a redução de antibióticos na produção suína, designada Plano Nacional de Resistência antibióticos (PRAN), na sequência de uma diretiva da Comissão Europeia. Este programa, de adesão voluntária, alcançou, juntamente com a vontade das empresas, veterinários e sociedade, uma redução de 58,8% no uso de antibióticos até 2020.


Ao mesmo tempo, na AIM Ibérica estabelecemos três linhas diferentes de luta contra a resistência antibiótica: a primeira, focada na redução e eliminação da utilização de antibióticos injetáveis e orais nos nossos estábulos. A segunda, centrada no controlo e na redução dos antibióticos nos diluentes com os quais trabalhamos. E a terceira, focada na promoção da investigação e desenvolvimento de novas técnicas alternativas à utilização de antibióticos em diluentes.
Nesta última abordagem, desenvolvemos planos de higiene, limpeza e desinfeção direcionados, que complementam o sistema de monitorização da contaminação bacteriana que implementamos com sucesso no AIM desde 2012. E também iniciámos vários projetos de investigação para encontrar alternativas reais, práticas e acessíveis aos antibióticos em diluentes. Neste sentido, a AIM Ibérica conseguiu reduzir eficazmente as bactérias normalmente contidas em ejaculados puros pela sua centrifugação em baixa rotação usando um coloide que retém as bactérias e espermatozoides defeituosos, e permite a passagem de espermatozoides úteis. Este resultado foi recentemente apresentado no 4th International Caparica Congress in Antibiotic Resistance (IC2AR 2021) em junho de 2021. Um pequeno passo para alcançar um grande objetivo.


Para mais informações:
Martínez-Pastor F, Lacalle E, Martínez-Martínez S, Fernández-Alegre E,Álvarez-Fernández L, Martinez-Alborcia M-J, Bolarin A, Morrell J, Low density Porcicoll separates spermatozoa from bacteria and retains sperm quality, Theriogenology, 2021, https://doi.org/10.1016/j.theriogenology.2021.02.009
JM Morrell, Martinez-Alborcia MJM, Martinez-Pastor F, Bolarin A. Centrifugation of boar spermatozoa through low density Porcicoll to separate them from bacteria does not affect fertility after insemination. 4th International Caparica Congress in Antibiotic Resistance IC2AR, 2021, book of abstracts, 91.