TN SELECT X TN70 – A combinação perfeita

A combinação do varrasco terminal TN SELECT com a porca TN70 veio trazer ao mercado nacional a conjugação perfeita entre produtividade e qualidade de carcaça. Com esta combinação, conseguimos tirar proveito de uma reprodutora com uma capacidade para desmamar leitões vitais e robustos de alto peso e um varrasco que combina uma alta produtividade na engorda (elevado ganho médio diário – GMD – e baixo índice de conversão alimentar – IC), com uma carcaça de elevado rendimento e % de carne magra. Tal como refere Carlos Silva (Porval), “os leitões são mais robustos não só ao nascimento como em todo o processo produtivo, apresentando uma boa conversão alimentar”. Na mesma linha, João Costa (Sopesa e SIAS) refere que “é visível a excelente vitalidade dos leitões e porcos na engorda”.

O varrasco TN Select é produzido na exploração de Zahara na província de Toledo, Espanha, numa área de baixa densidade suinícola. Esta é uma exploração de elevado estatuto sanitário (SPF), especificamente direcionada para o mercado de Portugal e Espanha. Aqui, os animais são avaliados durante toda a fase de engorda com recurso a estações de testagem individuais, de onde recolhemos dados de GMD e IC. Nesta exploração, são testados anualmente 3800 animais durante a fase de engorda, também com recurso a medições ecográficas musculares, o que permite quantificar a % de carne magra e profundidade de lombo de cada animal. Todos estes valores contribuem para o cálculo do valor genético de cada animal. São os animais de elevado valor genético (elevado TSI), aqueles que selecionamos regularmente para os nossos centros de inseminação artificial da península Ibérica, incluindo o AIMCIALA, de modo a poder fornecer os nossos clientes. Segundo refere José Carlos Silva (Promorpec) “este produto final consegue obter bons GMD e um IC muito competitivo, permitindo tirar todos os animais ao mesmo tempo para abate, que no final é o que importa”, facto que também é realçado por Carlos Silva (Porval) que afirma conseguir com esta combinação valores de GMD em torno dos 900 g, dos 20 aos 110 kg, e IC´s entre os 2,35 e os 2,42.


A TN70, reprodutora líder de mercado em Portugal e na Europa, veio revolucionar o sector suinícola, principalmente pela sua capacidade de desmamar leitões vitais e de elevado peso, mantendo o foco na eficiência alimentar na engorda. “A TN70 é uma combinação de aspetos positivos: é robusta, muito leiteira, tem uma excelente prolificidade e veio trazer ao nosso grupo mais 2 leitões nascidos vivos. Para além disso conseguimos ninhadas muito uniformes de leitões com vitalidade”, afirma José Carlos Silva (Promorpec). Isto vem em linha com o conceito de seleção balanceada que a Topigs Norsvin vem aplicando há mais de 20 anos, que defende que cada leitão nascido extra deverá ser um leitão desmamado pela própria mãe.

Quanto ao produto final TN Select x TN70, Vitor Silva (Porval) refere que, “a escolha do TN SELECT veio por necessidade de encontrar uma linha de varrasco finalizador que cruzasse bem com a TN70. Está por nós comprovado que o produto resultante é adequado ao maneio diário das nossas explorações e satisfaz o mercado nacional”. João Costa (Sopesa e SIAS) refere também que “este produto final enquadra-se muito bem no mercado nacional e no cliente final”. Finalmente, Carlos Silva (Porval) realça que este produto tem “uma carcaça com aceitação tanto no mercado genérico industrial como no mercado tradicional do pequeno retalho”.

Assista ao vídeo clicando no link abaixo e veja com os seus olhos a combinação perfeita!

https://vimeo.com/805561013

Partilhe este post: