Eficiência Alimentar

100 Anos de progresso por parte da Topigs Norsvin é um século de contributo para o sucesso na produção de carne de porco através da inovação combinada com o contributo dos suinicultores.  A eficiência alimentar tem sido um elemento vital no nosso programa de seleção há muitos anos. Selecionamos para a eficiência alimentar através da aplicação de ferramentas e protocolos inovadores. Por exemplo, utilizamos as estações IFIR (Registo individual de ingestão de alimentos) há mais de 30 anos. Hoje aplicamos a ingestão individual de alimentos e o registo de ganho de peso diário em larga escala a todos os animais do nosso núcleo e explorações de testagem.

Como parte da nossa abordagem de seleção balanceada, a Topigs Norsvin olha mais além do que apenas a eficiência alimentar de engorda. Há muitos anos que consideramos a eficiência em toda a cadeia produtiva. Isto inclui a utilização eficiente de alimentos para porcas e leitões. Uma maior longevidade da porca contribui para uma menor utilização de alimento para produzir leitoas. A nossa abordagem para seleção de suínos fortes e robustos também contribui para a eficiência alimentar. Afinal, um porco morto também é um desperdício de alimento. Esta abordagem total conduz a um menor consumo de recursos e a uma maior produção a nível da exploração. Em última análise, é isso que conta.

Continuamos a trabalhar em novas formas de melhorar a eficiência alimentar. Por exemplo, estamos a explorar o envolvimento da genética na relação entre a microbiota no intestino e a eficiência alimentar. Isto mostra uma promessa de melhoria, uma vez que mais de 30% da variação da eficiência alimentar é causada por diferenças na microbiota nos intestinos dos suínos. Depois de 100 anos de progresso, continuamos a melhorar.

Partilhe este post: