No passado dia 5 de Julho, realizou-se em Santarém o 1º Workshop de Biossegurança da Topigs Norsvin Portugal.
Para este Workshop foram convidados os encarregados de exploração, médicos veterinários, responsáveis de produção, transportadores e todos os elementos que estão diretamente envolvidos com o tema da biossegurança nas explorações de multiplicação com genética Topigs Norsvin.
Contámos com a presença do Dr. Francisco Colino Rivas, Médico Veterinário e Diretor de Produção da TN Espanha, que abordou de forma muito prática medidas de biossegurança a adotar tanto nas multiplicadoras como nos transportes de animais. Além disso, o Médico Veterinário da Topigs Norsvin Portugal, João Cordeiro, evidenciou o que está a ser feito diariamente pela Topigs Norsvin em Portugal na área da Biossegurança. Para finalizar, Francisco Sepúlveda, Diretor da Topigs Norsvin Portugal, deu-nos uma imagem muito clara da situação atual sanitária na Península Ibérica e Europa e lançou um alerta para a importância de todos unirmos esforços para manter o estatuto sanitário das nossas explorações.
Foi também realizado um questionário durante a apresentação do Dr. Francisco Colino Rivas, onde numa das questões foi perguntado: Quais os fatores que mais aportam risco à Biossegurança?, tendo sido obtidas as seguintes respostas:
As várias respostas obtidas mostram-nos que apesar de as falhas na biossegurança serem multifatoriais, todos nós temos bem presente onde nos temos de focar e para onde temos de canalizar as nossas preocupações no dia-a-dia das explorações, tanto a produção como quem realiza os movimento diários de animais.